Sem Fraldas
- Adriano Oliveira
- 11 de jan. de 2018
- 6 min de leitura
É importante saber que, para ser capaz de controlar os esfíncteres (principais músculos envolvidos em reter e liberar o xixi e o cocô), o sistema nervoso da criança deve ter alcançado certo nível de maturidade, o que costuma ocorrer a partir de 1 ano e meio de idade. Como cada criança se desenvolve em um ritmo diferente, a fim de identificar se a criança está madura o suficiente, você deve observar: - Se ela pode subir e descer escadas; - Se ela pode ir ao banheiro sozinha e tirar suas roupas (tirar e recolocar as calças); - Se ela ouve e segue instruções simples; - Se ela copia ações de outras pessoas; - Se ela pode se concentrar em um jogo por um tempo. Espere até que a criança demonstre interesse em ir ao banheiro, o que geralmente ocorre entre 2 e 3 anos de idade. Você deve considerar que esse tempo é apenas uma diretriz, pois isso depende do desenvolvimento de cada criança. Aqui estão alguns comportamentos que podem indicar se ela está pronta: - Mantém a fralda seca por um período de duas horas; - Parece desconfortável quando sua fralda está suja e quer tirá-la ou que alguém a tire; - Expressa de alguma maneira que quer ir ao banheiro; - Distingue a diferença entre cocô e xixi.
ANTES DE COMEÇAR
Os adultos devem estar cientes de que, quando começarem o processo, devem ser firmes e pacientes o suficiente para não desistir na metade do caminho e para acompanhar a criança até que ela atinja a meta estabelecida. O processo deve ser igual tanto em casa quando na escola. Esteja ciente de que, como outros hábitos, esse requer tempo e paciência para ser adquirido. Seja paciente, não apresse a criança e, o mais importante, não fique bravo com ela quando se molhar, mas ajude-a em suas realizações e falhas. Lembre-se de que “acidentes” são parte do processo de aprendizagem. Muitos pais que já passaram por esse processo recomendam começar o processo de retirada aos feriados, para que os adultos possam acompanhar a criança. Fazer isso no verão ou primavera pode ser mais fácil, já que evita que a criança fique resfriada caso se molhe, e também porque estará vestindo roupas mais leves e fáceis de tirar ou trocar. Uma prática que pode ajudar é anotar que horas, aproximadamente, a criança tem seu desenvolvimento intestinal. Será mais fácil sentá-la no penico nos momentos que costuma precisar. Penico ou assento especial que se encaixa no vaso? Cada solução tem suas vantagens, mas o detalhe mais importante é que criança possa descansar seus pés no chão, com firmeza e estabilidade para que fique confortável e segura. A vantagem do penico é que ele é portátil. Não é aconselhável começar o processo quando a criança está em uma situação de estresse, por exemplo, pela chegada de um novo irmão, mudança de casa, início da aulas, morte de um parentes próximo, etc.
SEM FRALDAS MOTIVAÇÃO
Antes de iniciar o processo você deve motivar a criança de modo que ela realmente queira alcançar a meta. A seguir, recomenda-se alguns passos: - As crianças aprendem através do incentivo: elas devem saber que os adultos e as crianças mais velhas também passaram por esse processo e hoje usam o banheiro sem grandes problemas. - Explique-lhes como e porque os adultos usam o banheiro. - Quando você trocar a fralda, mostre-lhe se ela fez cocô ou apenas xixi. Assim, ela aprenderá a diferença. - Quando a criança estiver brincando com bonecas, coloque um pequeno penico para a boneca. - Leve a criança com você para comprar o penico, e, se possível, deixe-a escolhê-lo. - Permita que ela se familiarize com o penico e sente-se sobre ele com a fralda, de modo que ele faça parte de seus objetos. - Leia/conte histórias em que os personagens usem penicos e o banheiro para suas necessidades.
ORIENTAÇÕES PRÁTICAS
As crianças devem usar roupas de fácil retirada, porque elas não serão capazes de esperar por muito tempo. Você deve sempre repassar a mesma mensagem para a criança. Não há necessidade de colocar fralda quando ela sai de casa ou quando chega visita, pois isso pode deixá-la confusa. A criança gosta de aprender com alguém mais velho e copiá-lo, se houver um irmão mais velho, ele pode dar uma demonstração. Se você deixar a criança sem a fralda por alguns momentos, ela poderá se molhar, mas aprenderá mais rápido. Compre calcinhas e cuecas e incentive a criança a usá-las, ela ficará encantada em usar roupas íntimas como adultos. É aconselhável ensinar aos garotos a fazerem xixi sentados, pois assim é mais fácil que aprender a apontar. É recomendado ensinar para as garotas secar-se de frente para trás para evitar infecções. Às vezes as crianças ficam curiosas sobre suas fezes, algo que sai delas, e algumas podem ter medo da descarga sanitária, dado o fato de que o que sai dali desaparece tão rapidamente (podem imaginar que elas também possam desaparecer no buraco). Seu filho sente que a urina e as fezes são parte dele e, por isso, em alguns casos, jogá-los em uma privada pode ser tão difícil. Você deve conversar com elas a respeito disso. Em breve elas estarão usando o banheiro e não sentirão medo.
MÉTODOS
Comece por colocar a criança em um penico por algum tempo todos os dias. Se você conseguiu observar a que horas ela normalmente faz xixi ou cocô, use esta informação. A criança poderá permanecer sentada pelo menos 1 minuto para relaxar e ser capaz de fazer xixi ou cocô. Se ela não conseguir permanecer sentada por esse tempo, ajude-a ficando com ela, conversando, contando-lhe histórias... Não mantenha a criança sentada no penico por muito tempo (4 minutos no máximo) e não conte a ela se não tiver feito nada. Para ajudar a criança a fazer xixi, você pode abrir a torneira e deixar a água correr, dar-lhe algo para beber com uma hora de antecedência, etc. Enquanto a criança se acostuma com essa nova situação, você poderá perguntar se ela quer ir ao banheiro a cada hora. Quando ela tiver aprendido a segurar, você pode aumentar o intervalo entre questionamentos. Você não deve ficar impaciente e perguntar se ela quer ir ao banheiro toda vez que ela fizer uma cara engraçada. Também não deve sufocá-la ou pressioná-la demais. Se a criança conseguir fazer algo no penico, você deve mostrar a ela quão satisfeito você está e como ela está crescendo. Toda vez que ela for ao banheiro, ensine-a a se limpar com o papel higiênico ou lenços umedecidos e a lavar as mãos. Para que a criança veja todo o processo e perca o medo de dar a descarga, esvazie o penico em frente a ela e ensine-a a dar a descarga, dando “tchau”.
À NOITE
Para o desfralde a noite, a criança deve ser capaz de controlar seus esfíncteres durante o dia. É importante lembrá-la de sempre ir ao banheiro antes de dormir e quando se levantar. É aconselhável que ela não beba muita água antes de ir dormir. Deixe o penico ao lado da cama e diga-lhe que se ela sentir vontade pode chamar você para acompanhá-la. Depois de cinco noites que a criança ficar seca é hora de parar de colocar a fralda. É aconselhável tomar precauções como cobrir o colchão com um plástico, porque, possivelmente, algum “acidente” acontecerá enquanto ela dorme. Não se esqueça que é um processo longo que envolve a maturidade do organismo para que a criança consiga acordar se precisar fazer xixi, ou segurar até a hora de se levantar. Lembre-se: O período de desfralde varia muito de criança para criança. Pode acontecer logo cedo ou mais tarde, pode ser tranquilo ou complicado. Não existe tempo definido! É uma fase de controle e isso pode ser demorado. Resumindo: Observe o tempo da criança. Explique a situação. Não repreenda. Mantenha-se positivo. Avise na escola. Envolva todos ao redor. Aposte na regularidade. Deixe o momento divertido. Respeite a individualidade. Não faça comparações. Não volte atrás. Tenha paciência. Recorra à ajuda médica se o pequeno atingir os 6 anos e ainda não tiver largado das fraldas. É necessário investigar se ele não sofre de alguma causa orgânica patológica ou psicológica. Este materialé meramente informativo, não substitui o acompanhamento oferecido por um profissional da área.
Comentários